top of page

Trabalhos Artísticos 

O Menino que Brincava de Ser

Sinopse

Inspirado no livro homônimo de Georgina Martins (SP, DCL, 2000), "O Menino que Brincava de Ser" conta a história de três crianças durante o ensaio de um espetáculo de teatro que apresentarão no auditório da escola. O texto escolhido para a montagem é o livro “O Menino que Brincava de Ser”. Livres do olhar de um adulto, eles ensaiam a peça, revezando personagens, criando e comentando cenas. O jogo teatral e o jogo infantil do faz-de-conta se atravessam e criam uma rica perspectiva sobre o fazer teatral e suas potencialidades. Numa grande brincadeira de metateatralidade, as crianças atuam e assistem à interpretação dos amigos, refletindo, a seu modo, os conflitos vividos por Dudu, personagem central do livro. Exercendo plenamente sua liberdade, Dudu gosta de brincar de ser quaisquer personagens, sejam eles masculinos ou femininos. Livres do olhar de um adulto, as três crianças ensaiam a peça com igual liberdade, revezando personagens, criando e comentando cenas. O jogo teatral e o jogo infantil do faz-de-conta se atravessam e criam uma rica perspectiva sobre o fazer teatral e suas potencialidades.

A partir deste mote, alguns temas urgentes no universo infantil e juvenil são abordados: qual é o papel da escola e da família nas descobertas da infância? A imposição de padrões sociais é o melhor caminho? Meninos só brincam de bola e meninas só brincam de bonecas? Estas questões e seus desdobramentos levam o público, especialmente os pais, à reflexão sobre educação e liberdade de expressão. Dudu sofre com piadas na escola e o controle de seus pais, que procuram ajuda médica.  A orientação? Respeitar a fase da vida. Apenas sua avó materna lhe apoia e é fundamental para que o menino encontre uma solução positiva para o conflito. Ao assistir pela primeira vez uma peça de teatro, descobre na arte um espaço para seu desejo de brincar de faz de conta, vivendo diferentes personagens.

 

Ficha Técnica

Espetáculo inspirado no livro homônimo de Georgina Martins

Dramaturgia e Direção Cleiton Echeveste

Elenco Giuseppe Marin, Tatiana Henrique e Thiago Monte

Figurino Daniele Geammal

Cenário Pandorga Companhia de Teatro

Trilha Sonora Original Gustavo Finkler

Iluminação Tiago Mantovani

Montagem e Operação de Luz Ricardo Lyra Jr., Thiago Monte e Hebert Said

Projeto Gráfico Fernando Nicolau

Fotografia Renato Mangolin

Produção Cleiton Echeveste e Eduardo Almeida

Realização Pandorga Companhia de Teatro e Pita Produções

  

Duração 60 minutos

Classificação Etária Livre

Recomendação Etária Crianças a partir de 6 anos

Primeiro Cartaz.jpg
O menino capa atual.jpg
O menino capa original.jpg
Cartaz Atual.png
ZepelimOlho-removebg-preview.png

A Pandorga Cia de Teatro é uma companhia sediada na cidade do Rio de Janeiro. Criada originalmente por Cleiton Echeveste e Eduardo Almeida, em 2006, a Pandorga conta com a colaboração regular de diversos parceiros artísticos, nas distintas áreas da criação e pesquisa.

logo Pandorga fundo transparente.png

© site MIRAI/2023

bottom of page